É a determinação técnica do valor de um imóvel ou de um direito sobre ele, empregada em uma variedade de situações, dentro e fora do âmbito judicial, tais como, inventários, dissolução de sociedade, operações de compra e venda, aluguel, cobrança de tributos, seguros, hipotecas, estudos de dinâmica imobiliária e outros.
Neste trabalho utiliza-se o Método Comparativo Direto dos Dados de Mercado.
No tratamento dos dados podem ser utilizados, alternativamente e em função da qualidade e da quantidade de dados e informações disponíveis:
Tratamento por fatores: homogeneização por fatores e critérios, fundamentados por estudos conforme ítem 8.2.1.4.2 da NBR 14.653-2, e posterior análise estatística dos resultados homogeneizados e anexada ao Laudo de Avaliação.
Utilizamos do programa de computador AvalFator 1.0.6 desenvolvido pela empresa InfoCrear sob a coordenação/realização do IBAPE-ES.
O objetivo básico deste Software consiste na mecanização e flexibilização no uso de diversas hipóteses de avaliação por tratamento de fatores, permitindo de forma dinâmica e interativa com o avaliador a adoção de diversas alternativas de uso de variáveis, fatores no sentido de obtenção do resultado que melhor atenda a restrições teóricas e normativas impostas ao trabalho de avaliação imobiliária por tratamento de fatores como prescrito na NBR-14.653-2 e atendendo o anexo B da Norma.
Tratamento científico: tratamento de evidências empíricas pelo uso de metodologia científica que leve à indução de modelo validado para o comportamento do mercado. Quaisquer que sejam os modelos utilizados para inferir o comportamento do mercado e formação de valores devem ter seus pressupostos devidamente explicitados e testados.
Aplicação da Avaliação de Imóveis |
Outras situações |
|
|